Ferro, o metal mais utilizado no mundo contemporâneo
O Ferro é um metal conhecido há pelo menos 5000 anos. Mesmo o ferro sendo um metal que sofre fácil oxidação, se transformando em ferrugem (hidróxidos e óxidos de ferro), ele é amplamente utilizado no mundo contemporâneo, aplicado desde a fabricação de buchas de limpeza, lâminas de aço para barbear, utensílios domésticos, peças de automóveis, grandes navios e até elaboradas estruturas, da construção civil, que podem sustentar milhares de toneladas.
O ferro pode ser obtido por pelo menos duas rotas, (i) a partir do minério de ferro e (ii) a partir da reciclagem de sucatas ferrosas.
(i) O Brasil é um dos maiores produtores mundiais da matéria prima para obtenção do ferro, ou seja, minério de ferro. Em 2008, a produção brasileira superou 400 milhões de toneladas do minério, exportando a maior parte para países asiáticos e europeus (IBRAM, 2010).
Na natureza, o ferro ocorre principalmente em compostos como: hematita (Fe2O3), magnetita (Fe3O4), siderita (FeCO3), limonita (Fe2O3.H2O) e pirita (FeS2), sendo a hematita o seu principal mineral. A hematita, além de ser utilizada para obtenção do aço (principal produto comercial do ferro), também é utilizado como catalisador de processos químicos.
(ii) A reciclagem de estruturas ferrosas é uma importante alternativa para obtenção de ferro ou aço. O reprocessamento de sucatas que contem ferro é importante não só do ponto de vista econômico, como ambiental, já que o processamento de sucata ferrosa consome menos energia que o tratamento do minério de ferro, pelos métodos convencionais empregados. E esse menor consumo energético já é um benefício ambiental e econômico, mas há também o benefício da redução de resíduos, que podem ser comercializados e reciclados.
Atualmente, há diversas empresas envolvidas no processo de reciclagem de ferro ou aço, desde a captação, separação e acúmulo de sucata, transporte e fundição da sucata, para obtenção de novas estruturas de ferro ou aço, que podem ser dos mais diferentes tipos, com maior resistência mecânica, maior capacidade de flexão, maior tenacidade, maior resistência a corrosão, menor interferência magnética, etc., dependendo dos objetivos de cada uso.
A proposta da Reso para o tratamento dos resíduos de ferro ou aço se adapta à custos baixos de logística, consumo de grandes quantidades de material e benefícios ambientais.
Para saber mais sobre nossos serviços, entre em contato conosco, teremos o maior prazer em conversar com vocês.
Referência:
IBRAM. Instituto Brasileiro de Mineração. Ferro. Disponível em: http://www.ibram.org.br/sites/1300/1382/00000039.pdf. Acesso em 19 mai. 2015.