Embalagens de Papelão
Embalagens de Papelão
O papelão ondulado é um dos principais materiais utilizados em embalagens para transporte. O papelão oferece proteção e resistência, sendo consideravelmente leve e de fácil reciclagem.
Em um supermercado, quando olhamos para as prateleiras, vemos produtos de diferentes marcas e tipos, mas quase todos apresentam algo em comum, eles possuem embalagens. As embalagens podem ser de plástico, vidro, tecido, metal, papel ou papelão. Como o trajeto que o produto realiza entre a fábrica e o ponto de comercialização pode ser conturbado e demorado (até vários dias na estrada) é necessário o uso de outra embalagem, que organiza e protege várias unidades do mesmo produto. Essa segunda embalagem possui a função de manter organizadas as unidades, maximizar o espaço dentro do caminhão de transporte e proteger a embalagem principal do produto (aquela que fica exposta na prateleira). Essa proteção secundária minimiza as perdas por danos de transporte ou transferência de carga. As embalagens de transporte podem ser de madeira, plástico ou papelão, embora o papelão seja bastante empregado, graças a seu peso reduzido, proteção oferecida e baixo impacto ambiental.
Uma vez que o peso em cima de um caminhão influencia no consumo de combustível, o simples fato da embalagem de transporte ser leve, como são as de papelão, colabora com o baixo impacto ambiental. Além disso, a facilidade de reuso e a facilidade de reciclagem da embalagem também favorecem o baixo impacto ambiental. Neste ponto, destacam-se as embalagens de papelão ondulado.
As caixas de papelão ondulado são bastante versáteis. Para a fabricação destas, é possível realizar diferentes tipos de impressões e de cortes para obter a caixa de papelão com tamanho e usabilidade desejados. As paredes das caixas de papelão são normalmente feitas por duas camadas de papel kraft , como capas, recheadas com uma camada de papel miolo. Conforme a necessidade com relação à resistência ao empilhamento, ao impacto e ao peso dos produtos a serem transportados, podem se utilizar mais camadas de capa e papel miolo.
Após o uso, normalmente as embalagens de papelão são descartadas no lixo comum, no qual pode haver contaminação com restos de alimentos e com outros produtos que prejudicam a reciclagem do papelão. Se a embalagem de papelão não é reciclada, ela pode ser reutilizada, mas acaba indo parar em um aterro sanitário ou lixão, contribuindo assim, para a ocupação não nobre do solo.
Grande parte das embalagens de papelão que são separadas de resíduos orgânicos e químicos, são recicladas. O processo pode começar pela coleta nas ruas realizada por catadores ou pela triagem feita em cooperativas, associações e empresas. Na triagem os materiais recicláveis são separados e posteriormente vendidos para atacadistas, para então serem encaminhados como matéria prima em diversas cadeias produtivas.
Os atacadistas que trabalham com a compra e venda de sobras de papelão, papel velho e plástico, são também denominados aparistas. Estes são responsáveis por fornecer para as indústrias de processamento e reciclagem grandes quantidades de materiais de qualidade. Estima-se que ao reciclar uma tonelada de papelão ou papel velho, poupam-se pelo menos 10 árvores.
Para o estudo de alternativas de redução, busca de alternativas de uso e reciclagem e melhor comercialização de seus resíduos, entre em contato conosco. A Reso Soluções Ambientais está pronta para lhe atender.