Concreto – O que é?
O concreto é conhecido como um material composto que consiste de um meio contínuo aglomerante, dentro do qual estão incrustados fragmentos ou partículas de agregados (Mehta et al., 1994). Nos concretos a base de cimento hidráulico, o meio aglomerante é gerado a partir da mistura entre o cimento e água, sendo que o cimento hidráulico mais utilizado na construção de concreto é o cimento Portland.
Os agregados são os materiais granulares utilizados como meio cimentante para formar um concreto ou uma argamassa e podem ser areia, pedregulho, pedra britada, resíduos de mineração, resíduos da construção civil, dentre outros. Normalmente são empregados termos como: “Agregado graúdo”, que são partículas maiores do que 4,8 mm (peneira Tyler n°4), “agregados miúdos”, que são partículas menores do que 4,8 mm, porém maiores do que 75 um (peneira Tyler nº 200) e “pedregulho”, que é o agregado graúdo gerado a partir da desintegração natural e abrasão ou do processamento mecânico de rochas e outros conglomerados (britagem).
Para casos específicos em que o concreto desempenha um papel estrutural é utilizado o concreto armado, o qual possui uma estrutura metálica (geralmente de aço) no interior com a função de aumentar a resistência da construção. Um dos grandes problemas da deterioração deste concreto é a exposição da parte metálica ao ambiente, que pode gerar oxidação da estrutura de aço, diminuindo a resistência da construção.
Referência:
MEHTA, P. K.; MONTEIRO, P. J. M. Concreto: estrutura, propriedades e materiais. São Paulo : Pini LTDA, 1994.