A importância da Reciclagem para o aumento de faturamento e para o meio ambiente
A reciclagem além de um negócio bastante rentável é uma alternativa elegante, inteligente e saudável para o meio ambiente.
A indústria da reciclagem fatura anualmente bilhões de reais, apenas no Brasil. Comumente são reciclados metais e polímeros, principalmente plásticos como o PEAD (polietileno de alta densidade), PEBD (polietileno de baixa densidade), PP (polipropileno), PVC (cloreto de polivinila), Poliuretano, PET (polietileno tereftalato), PS (poliestireno), etc. No entanto, alguns materiais não são reciclados, sejam baixa vantagem econômica ou principalmente dificuldades no processo, tal como ocorre com a borracha vulcanizada derivada de pneus automotivos, que não pode ser reciclada por inviabilidade de processo.
A reciclagem de materiais é diferente de reuso de materiais, ou seja, a reciclagem é um processo no qual o produto a ser reciclado é processado e a matéria prima fundamental é usada para originar outro objeto, seja igual ou diferente ao inicial. Já o processo de reuso de materiais consiste em reutilizar materiais sem a necessidade de chegar até a matéria prima fundamental. Alguns exemplos que caracterizam a diferença entre reciclagem e reuso de materiais:
- Usar um pneu de carro como suporte para mesa de centro – REUSO;
- Triturar pneu automotivo e usar os grãos de borracha na formulação do asfalto – REUSO;
- Cortar garrafas de PET em finas fitas e fazer vassouras a serem usadas para limpeza pública – REUSO;
- Usar restos de alimentos vegetais, ossos e cascas de ovos como fertilizantes ou pesticidas naturais para plantas – REUSO;
- Derreter garrafas de PET e a partir do PET líquido, fazer novas garrafas ou outros objetos de PET – RECICLAGEM;
- Derreter latas de alumínio, usadas na armazenagem de bebidas, para obter alumínio fundido que pode ser usado para produzir novas latas de refrigerante ou peças de automóveis – RECICLAGEM;
- Derreter copos plásticos de PP para obter polipropileno moldável a ser usado para fabricar novos copos plásticos ou objetos diversos – RECICLAGEM.
Como é perceptível, há diferenças significativas entre reuso e reciclagem, e a natureza utiliza os dois métodos para possibilitar a manutenção do planeta Terra há bilhões de anos. Como os recursos naturais do planeta são em quantidade limitada, a reciclagem natural ou ciclos biogeoquímicos são essenciais para a manutenção da vida e do planeta. O homem recicla materiais também para auxiliar no árduo trabalho do planeta, já que a degradação de determinados materiais sintetizados pelo homem é demorada, quando ocorre naturalmente. Além de evitar o esgotamento das reservas naturais, minimizar o volume de lixos/resíduos acumulados e obter vantagens econômicas, já que muitas vezes é mais barato reprocessar um material usado, do que partir da matéria prima natural (mais barato por usar menor quantidade de energia associado ao processamento). Diante disso, percebe-se que a reciclagem oferece vantagens não só para a humanidade, como para todas as formas de vida e para o planeta. Além disso, é gerada uma economia de recursos naturais, que ficam como uma “poupança energética e de recursos”.
A estratégia do reuso também é bastante vantajosa economicamente e para o meio ambiente, já que um novo uso é dado a materiais que seriam descartados como resíduos inservíveis. O reuso possibilita além da destinação mais correta de produtos industrializados, a minimização de gastos energéticos e de recursos naturais que seriam empregados para a fabricação dos objetos que seriam usados caso não houvesse reuso.
Reuso e Reciclagem são importantes recursos que o homem possui para aumentar o faturamento do seu negócio e também contribuir para uma forma de vida mais saudável e sustentável, valorizando o meio ambiente e seus recursos.