• Borrachas
  • Metais
  • Minerais
  • Óleos e Químicos Periogosos (classe I) e Outros
  • Papel e Celulose
  • Polietileno
  • Polipropileno
  • Poliuretano e Outros Plásticos
  • Tecidos
  • Vidros
  • Pesquisar
Reso
  • Início
  • Classificados de Resíduos
  • Cadastro de Resíduos
  • Serviços
  • Quem Somos
  • Textos Informativos
  • Contato
  • Pesquisa
  • Menu Menu

Madeira Plástica

04/08/2015/em Notícias /por Miguel Medeiros

Madeira plástica é um material misto, um compósito, de plásticos reciclados, madeiras e pigmentos (orgânicos ou inorgânicos). Este novo material possui características mecânicas e físico-químicas distintas de cada material isoladamente (compósito). No entanto, a madeira plástica pode ser trabalhada como a madeira, podendo ser serrada, parafusada, pregada, rebitada ou colada. Além disso, a madeira plástica possui maior resistência a intempéries do que a madeira convencional, não absorve umidade e pode ser obtida a partir de plásticos reciclados, principalmente polipropileno (PP) e polietileno de alta (PEAD) e baixa densidade (PEBD).

 

O processo de fabricação de objetos de madeira plástica é bastante similar ao processo de fabricação de objetos plásticos por extrusão, por exemplo. O que difere entre os dois processos é que a mistura utilizada para obter a madeira plástica possui além de plástico e pigmentos, resíduos de madeira (cascas secas, serragem e outras fibras) e/ou carga mineral (normalmente carbonato de cálcio). E é essa mistura que é adicionada na extrusora, para obter os objetos desejados.

Como é de conhecimento de muitos, no Brasil, há milhares de empresas que trabalham com termoplásticos virgens para produzir embalagens. Assim como há quantidade similar de empresas que utilizam os termoplásticos polipropileno e polietileno recuperados, para produzir novas embalagens ou outros objetos. No entanto, há um número reduzido de empresas que trabalham os termoplásticos recuperados para obter materiais como a madeira plástica, visando não apenas o ganho financeiro por utilizar matéria prima recuperada, mas também por produzir materiais que substituem a madeira, influenciando direta e indiretamente na redução do desflorestamento de plantas nativas. Diante dessa realidade, a Reso firmou parceria com a uma empresa que atua na produção de madeira plástica, com o objetivo de gerar aplicação a materiais sem utilização, reduzir custos, aperfeiçoar o processo e introduzir novos componentes à mistura conhecida como madeira plástica. Atualmente, a empresa possui vários produtos elaborados com essa nova mistura que possui não apenas plástico recuperado, pigmentos e resíduos de madeira. Neste caso, a Reso atuou para otimizar a composição de uma mistura industrial e possibilitar a elaboração de um produto mais correto do ponto de vista ambiental, já que diminuiu a necessidade até mesmo de polímeros termoplásticos.

E você, tem algum resíduo que queira dar nova finalidade, ou algum processo que necessite de otimização?

Converse conosco!

A Reso terá o prazer em apresentar uma proposta à sua necessidade.

Tags: madeira, PLÁSTICO, polímero, reciclado, reuso
Share this entry
  • Share on Facebook
  • Share on Twitter
  • Share on WhatsApp
  • Share on LinkedIn
  • Share by Mail
Talvez você goste dos artigos
Produção do biodiesel
Polietileno, o que é, onde é utilizado?
Mineração e seus diversos tipos de resíduos
Polipropileno – Embalando o Mundo com Eficiência e Praticidade
Biodiesel – um biocombustível importante
A importância da Reciclagem para o aumento de faturamento e para o meio ambiente

Ofertas de Celulose e Derivados

  • Compra-se sobras de bobinas Tetrapack15/08/2018 - 09:45
  • Compra-se Papelão e Papel Velho03/05/2018 - 10:25
  • Compra-se Carga de Papelão03/05/2018 - 09:07
  • Compra-se Aparas de papelão e/ou aparas de papel03/05/2018 - 08:59
  • Compra-se Carga Completa de papelão enfardado03/05/2018 - 08:48
  • Compra-se Papelão em Fardos02/05/2018 - 13:29
  • Compra-se Aparas de Papelão Ondulado02/05/2018 - 12:35
  • Compra-se Papelão28/04/2018 - 10:54
  • Vende-se Papelão em Fardos13/04/2018 - 09:52
  • Vende-se Pó de Celulose limpo04/08/2017 - 20:29
  • Vende-se Pó de Madeira de Reflorestamento10/03/2017 - 10:30
  • Vende-se Cavacos de Madeira10/03/2017 - 10:25
  • Vende-se MDF14/12/2016 - 13:22
  • Vende-se Cavacos de Madeira (eucalipto)13/10/2016 - 09:47
  • Vende-se Retalhos de MDF19/08/2016 - 12:48
  • Vende-se Serragem de Peroba16/08/2016 - 16:07
  • Vende-se Papelão solto16/08/2016 - 16:01
  • Vende-se Pallets de Madeira08/04/2016 - 09:33
  • Vende-se Cavacos de Madeira Eucalipto02/03/2016 - 08:22
  • Vende-se Pallets de Madeira02/03/2016 - 08:15

Links interessantes

Here are some interesting links for you! Enjoy your stay :)

Páginas

  • Borracha Granulada para Grama Sintética
  • Borrachas
  • Cadastro de produtos
  • Classificados
  • Contato
  • Entre em Contato com o Anunciante
  • Granulado Sanitário
  • Home
  • Metais
  • Minerais
  • Notícias
  • ÓLEOS E QUÍMICOS PERIGOSOS (CLASSE I) e Outros
  • Papel e Celulose
  • Polietileno
  • Polipropileno
  • Poliuretano e Outros Plásticos
  • Portfolio
  • Produtos
  • Publicidade
  • Quem somos
  • Serviços
  • Tecidos
  • Vidros
reso-ambiental-logomarca-rodape
Rua Joaíma, N° 475 b, Bairro Pedra Azul, Contagem, MG - CEP 32183-200
TELEFONES: (31) 3665-4443
WHATSAPP: (31) 97308-7779
EMAIL: reso@resoambiental.com.br Curta a Reso no Facebook Twitter da Reso Twitter da Reso Instagram da Reso
  • Mail
  • Início
  • Classificados de Resíduos
  • Cadastro de Resíduos
  • Serviços
  • Quem Somos
  • Textos Informativos
  • Contato
Polietileno, o que é, onde é utilizado? Concreto – O que é?
Scroll to top