• Borrachas
  • Metais
  • Minerais
  • Óleos e Químicos Periogosos (classe I) e Outros
  • Papel e Celulose
  • Polietileno
  • Polipropileno
  • Poliuretano e Outros Plásticos
  • Tecidos
  • Vidros
  • Pesquisar
Reso
  • Início
  • Classificados de Resíduos
  • Cadastro de Resíduos
  • Serviços
  • Quem Somos
  • Textos Informativos
  • Contato
  • Pesquisa
  • Menu Menu

Poliuretano, um dos polímeros mais versáteis do mundo contemporâneo

27/02/2015/em Notícias /por resoambiental

O poliuretano (PU) é um polímero amplamente utilizado no mundo contemporâneo, aplicado desde a fabricação de espumas para colchões, almofadas e mobílias, vernizes, colas, solas de sapatos, rodas e artefatos diversos para a indústria de petróleo e mineração.

Esse polímero é bastante versátil e no ano de 2010, sua produção superou 15 milhões de toneladas, em todo o mundo, sendo que o Brasil contribuiu com 350 mil toneladas. Produção expressiva, considerando se tratar de um polímero termorrígido e de difícil reciclagem, podendo demorar milhares de anos para se decompor naturalmente.

Segundo a Revista Química e derivados, apenas o Brasil é capaz de gerar pelo menos 30 mil toneladas de resíduo de poliuretano por ano, sendo duas as principais formas de descartar o resíduo, (i) queima sem controle e (ii) depósito em aterros.

A Indústria da mineração e a petrolífera, são dois importantes segmentos para o consumo de artefatos sólidos de poliuretano (conhecidos como poliuretano fundido), com tempo de vida relativamente curto. No setor da mineração, por exemplo, o polímero é utilizado no revestimento de tubulações nas quais passam minério, assim como em raspadores e peneiras vibratórias, em substituição à borracha, devido ao seu melhor custo benefício. No entanto, a sua ampla utilização é também associada a geração de consideráveis quantidades de resíduos, ao longo de apenas 1 ano. Dessa forma, mineradoras buscam soluções para destinar seus resíduos de poliuretano, de maneira ambientalmente correta.

Há empresas que prometem reciclar o resíduo de poliuretano, convertendo o material, às matérias primas iniciais, mas os custos de logísticas podem tornar o processo inviável. Já a Reso, com uma proposta diferenciada de gestão do resíduo de poliuretano, converte o material descartado em novos produtos para aplicações em diversos setores da indústria, sem uso de solventes orgânicos tóxicos ou processos complicados, do ponto de vista industrial e ambiental.

A proposta da Reso para o tratamento dos resíduos de poliuretano se adapta à custos baixos de logística, consumo de grandes quantidades de material e benefícios ambientais.

Para saber mais sobre nossos serviços, entre em contato conosco, teremos o maior prazer em conversar com vocês.

Tags: Poliuretano
Share this entry
  • Share on Facebook
  • Share on Twitter
  • Share on WhatsApp
  • Share on LinkedIn
  • Share by Mail

Links interessantes

Here are some interesting links for you! Enjoy your stay :)

Páginas

  • Borracha Granulada para Grama Sintética
  • Borrachas
  • Cadastro de produtos
  • Classificados
  • Contato
  • Entre em Contato com o Anunciante
  • Granulado Sanitário
  • Home
  • Metais
  • Minerais
  • Notícias
  • ÓLEOS E QUÍMICOS PERIGOSOS (CLASSE I) e Outros
  • Papel e Celulose
  • Polietileno
  • Polipropileno
  • Poliuretano e Outros Plásticos
  • Portfolio
  • Produtos
  • Publicidade
  • Quem somos
  • Serviços
  • Tecidos
  • Vidros
reso-ambiental-logomarca-rodape
Rua Joaíma, N° 475 b, Bairro Pedra Azul, Contagem, MG - CEP 32183-200
TELEFONES: (31) 3665-4443
WHATSAPP: (31) 97308-7779
EMAIL: reso@resoambiental.com.br Curta a Reso no Facebook Twitter da Reso Twitter da Reso Instagram da Reso
  • Mail
  • Início
  • Classificados de Resíduos
  • Cadastro de Resíduos
  • Serviços
  • Quem Somos
  • Textos Informativos
  • Contato
Borracha vulcanizada, um polímero importante, mas de difícil descarte Mineração e seus diversos tipos de resíduos
Scroll to top